Somos uma empresa de base tecnológica com experiências e competências para especificar, desenvolver e fornecer sistemas eletrônicos, WEB e mobile capazes de ajudar pessoas e negócios a serem mais eficientes, seguros e lucrativos.

Com um time dinâmico, processos ágeis e aperfeiçoamento contínuo, temos como dever oferecer vantagens competitivas para nossos clientes e parceiros através dos produtos que ajudamos a desenvolver, com qualidade, segurança e confidencialidade.

Equipe

A Lieno Tecnologia é liderada por Jonas Ieno, diretor, gerente de projetos e líder técnico principal da empresa. Com aproximadamente 18 anos de experiência nas áreas de P&D e administração de empresas, vem conduzindo a Lieno desde a sua fundação em 2016. Além do diretor, a empresa conta com um grupo enxuto de profissionais altamente qualificados, com habilidades específicas e complementares que, em conjunto, de maneira planejada, organizada e acompanhada, realizam as atividades necessárias para atingir os objetivos traçados.

Estamos instalados em João Pessoa, na Paraíba, estado que possui diversos centros de formação de tecnologia, como a UFPB, UFCG, IFPB e outros. Entretanto, nesse estado, há uma carência de empresas de base tecnológica para absorver toda essa mão de obra qualificada que anualmente entra no mercado local.

Essa particularidade local torna possível montarmos equipes qualificadas rapidamente, com as habilidades e especialidades necessárias para cada projeto, sob demanda, e com custos competitivos à nível de Brasil.

Processos e Metodologias

A Lieno possui uma gestão orientada à projetos, utilizando conceitos e técnicas de gestão de projetos e das tão conhecidas metodologias ágeis. Possuímos um núcleo institucional, onde concentra-se o know-how tecnológico e organizacional, e células de projetos, com times alocados sob demanda para cada projeto iniciado. Isso nos permite absorver os talentos de cada time para os novos projetos, resultando em uma seleção natural de colaboradores.

Cada projeto iniciado é, primeiramente, planejado e organizado em ciclos de aproximadamente 30 dias. No primeiro desses ciclos, é feita a análise e especificação inicial da arquitetura do sistema a ser desenvolvido. Cada ciclo seguinte, passa pelas etapas de planejamento, revisão dos requisitos, detalhamento da arquitetura, implementação, controle da qualidade e implantação, resultando sempre em entregáveis prontos para serem testados pelo cliente.
Os desembolsos financeiros dos clientes, são feitos sempre após a entrega e aprovação de cada ciclo, reduzindo assim os riscos e mantendo como foco principal do nosso trabalho os resultados do projeto e a satisfação do cliente.

Infra estrutura

A Lieno conta com um ambiente de negócios em Manaíra, um dos principais bairros da orla de João Pessoa, e um núcleo de P&D próprio, em uma área ampla e arborizada, que consideramos altamente propícia para estimular a criatividade e o bem estar dos colaboradores.

No núcleo de P&D contamos com ilha de desenvolvimento de software, laboratório de hardware, laboratório de prototipagem de PCB, ambiente para montagem e testes de equipamentos eletrônicos e de quadros elétricos de controle.

Tecnologias

Uma das nossas maiores habilidades é a capacidade de pesquisar, conhecer e dominar novas tecnologias, utilizando-as de acordo com a melhor adequação para cada necessidade.

Dentre as tecnologias que já tivemos oportunidade de utilizar, estão:

WEB

FrontEnd: Bootstrap, ReactJS, Angular

BackEnd: PHP (Laravel), Python (DJango/CherryPy), GoLang (Revel/Gin), NodeJS (LoopbackAPI)

Infra estrutura: Amazon AWS, configuração de servidores e serviços baseados em tecnologias open source

Database: Oracle, MySQL, Postgresql, SQLite, Mongodb, GraphQL

Mobile

Android, iOS, React Native, PWA (Progressive Web Apps)

Embarcados e IoT

Microcontroladores: 8051, PIC, AVR, MSP, ARM

Linguagens: C, C++

Sistemas Operacionais: FreeRTOS, Embedded Linux, Android Things

SoB (System on Board): Arduino, Beagle Bone Black, Raspberry Pi, Banana Pi, Nano Pi, Orange Pi.

Frameworks e Bibliotecas: ASF, Protocol Buffer, lwIP, Paho, …

Protocolos de Comunicação: MQTT, TCP/IP, GSM (GPRS/3G), Zigbee, Modbus, LoRaWAN, Zigfox, NFC, RFId.