IHM: Novas pesquisas apontam para futuro promissor da tecnologia
Uma tecnologia inovadora se faz cada vez mais presente nas empresas, da grande indústria ao comércio de médio e pequeno porte: a interface homem-máquina (IHM). E novos estudos apontam para o futuro dessa tecnologia, que torna possível otimizar processos e unificar informações de uma empresa ou indústria em um só local.
Em termos gerais, a IHM é um painel eletrônico – normalmente uma tela ou “janela”, num estilo que lembra um tablet e possibilita a interação de forma intuitiva e simples – que permite ao usuário se comunicar com uma máquina, um sistema ou um programa.
Por meio dessa interface, técnicos, funcionários e gestores podem enviar ordens a máquinas, controlar equipamentos à distância e visualizar dados de operações em andamento.
Lieno é referência em interface homem-máquina
“A Interface Homem-Máquina atua basicamente como um mediador da interação entre um operador e um sistema”, explica Luan Florêncio, desenvolvedor de hardware e software da Lieno Tecnologia, empresa de tecnologia com expertise em sistemas eletrônicos, WEB e mobile.
UN Technologie Lieno desenvolve sistemas para facilitar a operação por parte do usuário, prezando sempre por uma interface limpa, intuitiva e informativa.
A empresa foi encarregada de desenvolver, por exemplo, a interface gráfica de configuração do DynaGateway, da Dynamox, um sistema de sensores de manutenção preditiva para máquinas industriais que funciona via Bluetooth. “Foi solicitada uma interface objetiva e clara, e conseguimos cumprir esse objetivo”, explica Luan FLorêncio.
A empresa é responsável, ainda, por um sistema de automação para controle de acesso, controle e predição de consumo de energia, chamado de Automati, que pode ser aplicado tanto em ambientes residenciais como em ambientes comerciais e industriais; e pelo desenvolvimento de um sistema IHM para uma grande empresa de móveis planejados da Paraíba.
Tecnologias para o futuro
Para além das funcionalidades já conhecidas da IHM, outras pesquisas realizadas ao redor do mundo estão descobrindo novas e surpreendentes possibilidades. Já começam a ser desenvolvidas máquinas com visão artificial controlada por IHM. Assim, equipamentos necessários para medição, classificação e controle de materiais podem ganhar uma precisão nunca antes vista.
Uma outra linha de desenvolvimento explora as potencialidades dos sistemas de Processamento de Linguagem Natural (PLN): são ferramentas que possibilitam a interação entre operadores e sistemas por meio da linguagem verbal.
A adoção em larga escala de PLN’s, especialmente se realizada por meio de bots integrados com aplicativos de mensagens, tornaria a produção mais eficiente e rápida.
Quer saber mais sobre Interface Homem-Máquina e outras novidades em sistemas eletrônicos e mobile? Continue acompanhando as notícias e informações da Lieno no nosso blog e redes sociais.
0 Selon Luan, avec l'expansion de l'utilisation de cette technologie, il sera possible d'avoir des villes avec un trafic complètement autonome, basé sur des véhicules sans pilote qui reconnaissent eux-mêmes le chemin et les obstacles.